
O Tocosh é uma técnica andina de conservaçao de alimentos através de fermentaçao, no qual uma espécie de batata ou milho sao colocadas em uma rede de Ichu (palha andina), num buraco de aprox. 60cm cavado na beira de um rio, prensada por muitas pedras e deixadas ali entre 2 a 12 meses, para que a água do rio a lave e lave até que se decomponha e desenvolva um antibótico natural, muito efetivo, para depois serem secadas ao sol e utilizadas para fazer mingaus, caldos entre outros pratos.
Como nos encanta experimentar a diversidade alimentícia dos lugares onde passamos, resolvemos experimentar o tal Tocosh, tao apreciado na regiao de Junín, Cerro de Pasco e Huánuco, sobre o qual nunca havíamos ouvido falar antes. Seu gosto é de um amargo forte, e seu cheiro, meio podre, tampouco poderia ser considerado convidativo, mas encaramos o prato bem servido, hahahaha, afinal, valia s./ 1 (R$ 1) para uma nova experiencia gastronomica e medicinal.Aqui citamos alguns de seus diversos benefícios para a saúde:
- Alimento probiótico;
- Aumenta a flora intestinal;
- Ajuda a melhorar a digestao;
- Tonifica o sistema imunológico;
- Bactericida e antibiótico natural;
- Combate pneumonia, bronquite, resfriado;
- Utilizado para tratar mal de altura "soroche";
- Dado para mulheres em seu período de pós-parto;
- Indicado para tratar úlceras estomacais, gastrite, hemorroidas e problemas renais;
- Dá calor ao corpo nas alturas andinas.
E foi assim que conseguimos nos livrar da dor de cabeça e da sensaçao de ter pedras no estomago... E, de quebra, descobrimos a fonte do cheiro forte que sentíamos nos mercados a cada vez que íamos comprar frutas e verduras no mercado municipal! hahahaha.
Fontes (acesso em 11/11/2016):
Imagem 1: RecetasGratis.net
Tocosh Andino: Uso tradicional como penicilina natural + Imagem 2. Em http://www.inkanatural.com/es/arti.asp?ref=TOKOSH
Tocosh. Em https://es.wikipedia.org/wiki/Tocosh
No comments:
Post a Comment